quinta-feira, agosto 19

19.08 Dia Mundial da Fotografia


Com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade da préedição e manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.

A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais. Sua evolução deve-se a astrônomos e físicos que observavam os eclipses solares por meio de câmeras obscuras, princípio básico da máquina fotográfica.


Botafogo, resultado meu obtido.
Foto "por trás da foto", obtida por Fiama Eduardo.

Ilha de Paquetá, resultado meu.
Foto "por trás da foto", obtida por Bruno Barbosa.

Com o passar dos tempos, a câmera obscura foi sendo reduzida de tamanho, de modo que artistas e pesquisadores pudessem carregá-la com facilidade por onde andassem. E assim o tempo passou, e aqui estamos fotografando.

Aqui no Rio passamos por dias bem frios, como hoje saiu um sol, é tempo de se animar, carregar a câmera e aproveitar o possível. Já que amanhã começa mais um final de semana, enjoy!


Nenhum comentário: