segunda-feira, setembro 20

Um belo texto, ou uma bela vida não se constroem assim do nada.
São necessárias até lágrimas. Para em seguida se sorrir.
Hoje em dia, é muito difícil relacionar-se, mas a graça de viver é saber que uma surpresa pode acontecer, e este relacionamento ser tão prazeroso.
Acreditava ser uma pessoa de fácil entendimento, porém também sou humano, eu erro, nas particularidades e defeitos preciso ser compreendido.
Esta é a palavra chave, compreender. Respeitando a particularidade de cada um podemos ter um entendimento. Somos todos desiguais, ainda bem, não?


Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com


quinta-feira, setembro 2

Velocidade holandesa

Hoje trago um artigo interessante que vi na internet, fica claro que a fotografia é uma arte, arte esta que exige paciência, e trabalho. O "cara" responsável por esses clicks incríveis é holandês, e seu nome é Alexander Augusteijn, sobre as suas fotos ele disse:


"Eu sou um fotógrafo da Holanda, especializado em fotografia de alta velocidade. Eu uso um flash normal para alcançar iluminações muito curto. O parâmetro mais crítico neste tipo de fotografia é o timing, que é obtido através do controlo do computador do obturador, flash, válvula , pistola ou qualquer outro dispositivo é utilizado.


Esses tipos de imagens requerem uma grande quantidade de experimentação, dedicação, paciência e vontade de limpar infinitamente derramamento de líquidos e de restos de objetos de tiro em pedaços. Várias centenas de disparos de teste podem ser necessários para obter timing correto. Depois disso, o processo é muito bem controlada, e muitas vezes a metade dos tiros será utilizado, com um resultado muito interessante. "

Para mais informações, clique aqui ou aqui.

quarta-feira, setembro 1

114 anos




O símbolo maior de Santa Teresa completa 114 anos. Eles atravessaram o século com muito charme e ainda é o transporte para os moradores do bairro. Além de, claro, encantar os visitantes.


A primeira estação fica no centro do Rio de Janeiro, atrás do Prédio da Petrobrás. Já o utilizei por duas vezes. Logo de começo você pode passar pelos arcos da Lapa, tendo uma bela vista da Lapa. Um destino possível e deslumbrante é o Mirante das Ruínas, por duas vezes já visitei, sendo um local bem calmo de visão magnífica.





Símbolo de charme e história, vida longa ao bondinho!


segunda-feira, agosto 23

TiltShift Generator


Tem um site que eu edito algumas fotos, mas há pouco eu descobri sua verdadeira função e um pouco de sua história. Com este site pode-se conseguir alguns resultados bem legais, o jeito certo de entende-lo é mexendo no site, em todas as funções que o mesmo disponibiliza. Mostro acima um resultado que consegui.

Foto original

Este estilo de fotografia é conhecido como “tilt and shift” ou simplesmente tilt-shift que produz fotografias de objetos e cenários reais mas que ficam parecidos com miniaturas e maquetes. É, esta é a verdadeira função do site, ou melhor, a principal produzir o efeito que algumas câmeras fazem, como Canon e Nikon.

Outro resultado com o mesmo site editor

E para brincar com suas fotos, edita-las e até mesmo explorar a técnica tilt-shift acesse o site clicando aqui. Querendo mais informações sobre a técnica clique aqui e/ou aqui.


quinta-feira, agosto 19

19.08 Dia Mundial da Fotografia


Com o surgimento da fotografia digital, qualquer cidadão com uma câmera embutida no celular tem a possibilidade de desempenhar o papel antes reservado aos fotojornalistas. O problema central dessa disputa passa por antigos dilemas da fotografia, que ganharam força com a facilidade da préedição e manipulação da imagem. Caso as previsões se concretizem, os fotojornalistas que sobreviverem aos cortes nas redações assumirão um papel diferenciado nos meios de comunicação, executando apenas matérias especiais e convivendo com registros do cotidiano executados por fotógrafos amadores.

A fotografia surgiu na primeira metade do século XIX, revolucionando as artes visuais. Sua evolução deve-se a astrônomos e físicos que observavam os eclipses solares por meio de câmeras obscuras, princípio básico da máquina fotográfica.


Botafogo, resultado meu obtido.
Foto "por trás da foto", obtida por Fiama Eduardo.

Ilha de Paquetá, resultado meu.
Foto "por trás da foto", obtida por Bruno Barbosa.

Com o passar dos tempos, a câmera obscura foi sendo reduzida de tamanho, de modo que artistas e pesquisadores pudessem carregá-la com facilidade por onde andassem. E assim o tempo passou, e aqui estamos fotografando.

Aqui no Rio passamos por dias bem frios, como hoje saiu um sol, é tempo de se animar, carregar a câmera e aproveitar o possível. Já que amanhã começa mais um final de semana, enjoy!


quinta-feira, agosto 5

Mirante do Pasmado

Lia tanto sobre este lugar... já tinha visto tantas fotos...

Aproveitei que no último sábado (31/07) iria ali por perto, resolvi encarar a ladeira em Botafogo rumo ao Mirante do Pasmado. Lendo "ladeira" você pode até cansar, mas não é para tanto, não demora tanto assim. Um caminho arborizado, sem muito movimento/éverdade. Recomendo subir de taxi ou carro.

Chegando ao Mirante o que você vê são 4 lanchonetes, das mais "ralés" possível. Um espaço grande, vazio, cheio de gatos e bancos. A vista poderia ser melhor contemplada se não fossem tantas árvores ao redor do mirante. Mesmo assim é possível se avistar o Cristo, Pão de Açúcar, a Enseada de Botafogo e a Baía de Guanabara.

Resumindo, é mais um local legal da cidade do Rio a se visitar, porém é melhor que não seja o único lugar em seu roteiro, como "complemento" vale a pena.

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com



terça-feira, julho 27

O nosso troféu, a nossa Copa, são as fotos.

Com esta bela foto, autoria de Spihine Sibeko, da agência Reuters, inicio este post, que ao final, trarei o link que os levará a belíssimas fotos realizadas durante a Copa do Mundo, em diversos pontos do globo terrestre. Como já disse, para chegar as suas fotos, antes, é preciso ver muitas fotos. As fotos esportivas necessitam de um belo equipamento, belas objetivas devem estar na sua mochila. Incido estas fotos, por ao meu ver elas foram além de apenas fotos esportivas, muitas transbordam emoção. Acesse tais fotos clicando aqui.

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com

sexta-feira, julho 23

Praça XI

Um desejo meu é fotografar todas as estação do Metro no Rio de Janeiro. São, até hoje, 35 estações inauguradas. Por falar nisso, foi uma das primeiras inauguradas aqui no Rio, em 1979. Caso queira mais informações clique aqui.

O movimento borrado foi de propósito. Apesar de usar uma câmera compacta, caso seja o seu caso também, não é uma tarefa tão difícil assim, não falo de fotos borradas, mas somente de um objeto que esteja em movimento na foto ficar com o mesmo borrado. Nas fotos, a mulher e os vagões. Com câmeras SRL, ou DSRL, é possível controlar esse desfoque, regulando seu obturador em velocidade baixa. Caso, com sua câmera compacta, queira o resultado contrário, o movimento parado, é necessário o uso do flash, mesmo em fotos "de dia". Com câmera que possua o controle do obturador, querendo o movimento estático, é preciso aumentar a velocidade do obturador.


Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com


quarta-feira, julho 21

Anima

Ao visitar o Anima Mundi 2010, o maior evento de animação da América Latina, termo que certamente você já ouviu, mas o que pode ser maior em termos de América Latina? Praticamente só existe o Brasil na América Latina. Mas voltando ao foco, visitando o evento que fica no Rio de Janeiro até o domingo, 25/07. Logo após o evento pega a ponte aérea e em São Paulo fica de 28/07 até o dia 01/08.

Falando do que vi aqui no Rio, longas filas, então é melhor chegar cedo. Há eventos gratuitos, por exemplo exibições de inúmeros curtas no Centro Cultural dos Correios. Outros eventos são pagos, no Centro Cultural do Banco do Brasil, Cinema Odeon, entre outros, dá uma olhada na programação acima citada.









Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com



segunda-feira, julho 19

Puro sentimento


Nas ruas de Santa Teresa, em dezembro de 2009. Ao conhece um dos mais reservados e encantadores recantos da Cidade Maravilhosa, O Mirante das Ruínas.


Na hora da despedida, a volta, naquela rua de paralelepípedos a percebi, triste após sua queda, mas a sua resistente beleza rendeu esta foto, uma das minhas prediletas.

E assim eu soube que ali um dia iria voltar, e não é que aconteceu? Com a melhor companhia possível.

Depois vi, que este trecho abaixo "conversava" e muito com a foto.

Se escrevo o que sinto é porque assim diminuo a febre de
sentir. O que confesso não tem importância, pois nada tem
importância. Faço paisagens com o que sinto. Faço férias das
sensações. Compreendo bem as bordadoras por mágoa e as
que fazem meia porque há vida. Estas confissões de sentir
são paciências minhas. Não as interpreto, como quem
usasse cartas para saber o destino. Não as ausculto, porque
nas paciências as cartas não têm propriamente valia. Desenrolo-
me como uma meada multicolor, ou faço comigo figuras
de cordel, como as que se tecem nas mãos espetadas e se
passam de umas crianças para as outras. Cuido só de que o
polegar não falhe o laço que lhe compete. Depois viro a mão
e a imagem fica diferente. E recomeço.

FERNANDO PESSOA - Livro do Desassossego



Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com

-Anderson Souza

Criação


Como já falei aqui, a criatividade nasce conosco, devemos saber acha-la, e observando o trabalho dos outros saber admirar e fazer crescer a nossa criatividade. Algo que vi na internet e me chamou atenção foi este trabalho, de
Ben Heine. O cara mistura fotografia e ilustração e deixa tudo muito louco.

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com

-Anderson Souza

sábado, julho 17

Pode chutar...

Explore sua imaginação...

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: andersonsouza.fotografia@gmail.com

-Anderson Souza

segunda-feira, julho 12

Panoramistas


Se há um tipo de foto que gosto de fazer são as panorâmicas. Tenho um álbum específico para tal momento fotográfico. Mas aqui falo, e mostro algumas fotos para começar.





Fotografia panorâmica, assim como a palavra "panorama", refere-se a uma vista inteira de uma área circunvizinha. As fotografias panorâmicas tentam capturar tal vista. Não há nenhuma definição formal para o ponto em que "ângulo largo" termina e "panorâmica" começa, mas uma imagem verdadeiramente panorâmica deve capturar um campo de vista comparável (ou maior do que) a do olho humano, que é de 160° por 75°, e deve fazer assim ao manter os detalhes precisos através do retrato inteiro.Atualmente, é possível fazer fotografias panorâmicas em qualquer proporção com o uso de câmera fotográfica comum, umas até de 360º. Como as novas
Sony Cybershot.






Comecei com as panorâmicas com meu atual celular. A forma dele produzir panorâmicas baseia-se basicamente no "olhômetro", o que dificulta a produção de uma foto legal. Mesmo assim ainda conseguia alguma foto...
Estas que uso no post são feitas com minha atual câmera, que possui um modo panorâmico muito eficiente. Com três frames a própria câmera ajusta e monta a foto. Seguindo um ponto fixo no canto direito do lcd.

Se sua câmera não tem o modo panorâmico você ainda tem uma solução, usando o Photoshop. Neste link explica-se bem, então o jeito é trabalhar, para conseguir um bom resultado em sua panorâmicas.



Equipamentos


Lentes

Qualquer câmera fotográfica pode ser utilizada para fazer panorâmicas. No entanto, as lentes mais indicadas são as grande angulares. Para 90º a 180º, melhores resultados podem ser obtidos com lentes de 28 mm. Por outro lado, imagens em 360º tornam-se mais fáceis com lentes de 8 mm. Lentes normais (50 mm) não obtém grande riqueza de detalhes nem qualidades, devendo, portanto, ser evitadas.


Acessórios

Na fotografia panorâmica, o uso de tripé é extremamente desejável, para facilitar a posterior composição das fotografias.

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: nosredna90@hotmail.com

-Anderson Souza

sexta-feira, julho 9

Observe

Se tem uma frase que eu já escutei em relação a fotografia é: "Observe as fotos dos outros."

Para tirarmos fotos cada vez melhores temos que praticar muito, nada melhor é existir a fotografia digital e "largos" cartão de memória, então CLIQUE! E uma boa forma de ir além do que você já conhece é vendo as fotos de outros fotógrafos. Assim chegaremos a um estilo próprio. Seja em sites, orkut, flickr's, exposições, fotolog... enfim. Sair por aí conhecendo os estilos e formas de fotografar para chegar em resultado só seu, o que lhe dará um orgulho, garanto.

Aproveito este post, e lanço cinco dicas fotográficas.


1 Leve sua câmera com você para todos os lugares. Seja a câmera do celular ou compacta, leve sempre que sair de casa e assim você irá voltar sempre com, pelo menos, uma nova lição aprendida de acordo com várias situações diferentes.

2 Conheça sua câmera. Leia o manual, explore todos os menus e funcionalidades dela e treine, aos poucos, como usar essas funcionalidades. Conhecendo a fundo o equipamento que tem você conseguirá tirar as melhores fotos possíveis com ele.

3 Nunca confie no visor da câmera. Procure usar a visão com histograma para controlar a luminosidade real da foto tirada e não confie na nitidez que você vê ali. A foto sempre parecerá mais nítida do que realmente é no visor.

4 Ache seu estilo mas nunca deixe de fotografar tudo. Os melhores fotógrafos conseguem fotografar qualquer tipo de assunto. Um bom fotógrafo de moda consegue fazer uma boa foto de paisagem e um bom foto-jornalista consegue fazer uma boa foto de still. Ache o seu estilo, aquele assunto no qual você será especialista e tirará fotos maravilhosas, mas nunca esqueça de fotografar tudo, pois mesmo com coisas que não mostram relação entre si conseguimos aprender. O que nos leva a outro ponto:

5 Não tente ser especialista em tudo. Fazer fotos espetaculares de todo tipo de assunto é impossível. Se especialize, ache aquela área que você faz bem e com gosto. Aqui vale a máxima “ou você sabe tudo de um pouco, ou um pouco de tudo”.

Já anotou o e-mail do Blog? Tem uma foto legal? Quer que eu a comente? Mande no e-mail: nosredna90@hotmail.com

-Anderson Souza